PRODUÇÃO DISCENTE 2013

Autor: Andrei Alberto Muzel
Título: COMUNICAÇÃO E INFÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRODUÇÃO CULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientador: Prof. Dr. Mauricio Reinaldo Gonçalves


Resumo

Esta pesquisa teve como finalidade analisar a relação da Comunicação na Infância, pensada a partir da produção cultural das crianças de Educação Infantil. A pesquisa foi organizada em duas partes, na primeira considerou-se um campo teórico e na segunda a opção de uma pesquisa empírica, de amostragem. A Comunicação na infância foi abordada a partir de conceitos estabelecidos para Comunicação, Cultura e Infância, como formação de um campo de delimitação, e ao mesmo tempo um campo sustentador. A infância abordada neste estudo refere-se à Educação Infantil como campo de organização social e de relações entre as crianças e adultos, com reflexões sobre a reconstrução das culturas infantis que compõem assim uma infância institucionalizada cuidou de analisar os tempos e espaços que são garantidos às crianças na ação de suas brincadeiras. Sobre a produção cultural e as crianças, observamos as dimensões sobre as culturas produzidas “pelas as crianças e para as crianças”. As culturas infantis também são observadas com relação ao desenvolvimento tecnológico, fazendo investigação com as mídias, suas influências e contribuições para as culturas infantis e consequentemente para a construção da identidade da criança. A pesquisa empírica teve como campo uma instituição de Educação Infantil com grupos de crianças de 3 e 4 anos. Analisou-se 22 encontros das crianças em situações de suas brincadeiras, atividades planejadas e ainda nas suas aulas de capoeira. Consideramos as crianças como produtoras de cultura, além de conceitos. A criança é um sujeito autônomo, produtor de cultura, e de linguagem. Educar é um processo de troca de cultura, troca de linguagens, em que os seres envolvidos criam vínculos e se transformam. Observamos a infância por meio de um viés comunicacional, relacionado à Educação Infantil, trata-se de priorizar este intercâmbio e de transformá-lo, valorizando a cultura como fruto da relação comunicacional.

Palavras-chave: Comunicação e infância. Culturas infantis. Crianças. Educação Infantil

 

COMUNICAÇÃO E INFÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRODUÇÃO CULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL