PRODUÇÃO DISCENTE 2013

Autor: Osmar Renato de Barros Siqueira
Título: COMUNICAÇÃO E CONSUMO NO VAREJO ELETRÔNICO CONTEMPORÂNEO.
Orientador: Prof. Dr. Wilton Garcia


Resumo

Esta pesquisa trata das relações entre a cultura emergente nos espaços digitais e o varejo eletrônico, a fim de propor uma reflexão crítico-conceitual. O presente estudo visa a estimular um pensar sobre processos de transformação na forma de consumo de bens e serviços que a sociedade contemporânea atravessa. O eixo da pesquisa pretende identificar alguns pontos que caracterizam e diferenciam o consumo em lojas virtuais do consumo em lojas físicas. Atualmente, a comunicação entre usuários-interatores e o varejo eletrônico ocorre a partir das mais variadas páginas na internet, como exemplo, pode-se citar os websites de compra coletiva, de leilão, serviços de comparação de preço e das redes sociais on-line. Os presentes apontamentos consideram aspectos socioeconômicos causados pelo consumo on-line, sobretudo no país. O percurso metodológico, aqui, caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa (exploratório-experimental) acerca de objetos e respectivos contextos de consumo – abordados no âmbito da comunicação. E o embasamento teórico se faz com estudos contemporâneos de Bauman (2013), Canclini (2008), Dupas (2000), Eagleton (2012), Garcia (2005), Gumbrecht (2010) Hall (2003), Lévy (1996), Llosa (2013), Keen (2012), Rifkin (2001) e Spyer (2009), os quais contextualizam noções de atualização e inovação que aproximam os estudos culturais e as tecnologias emergentes. Observa-se uma tendência de crescimento do número de lojas virtuais e de usuário-interatores ávidos por melhores preços, comodidade, acesso à descrição detalhada de mercadorias e serviços de entrega em aprimoramento.

Palavras-chave: Varejo eletrônico. Sociedade contemporânea. Comunicação. Rede social. Consumo.

 

COMUNICAÇÃO E CONSUMO NO VAREJO ELETRÔNICO CONTEMPORÂNEO