Voltar

Autora: Carla Alessandra Vichi
Título: IMAGEM CINEMATOGRÁFICA E PENSAMENTO: O FIGURINO NA CONSTITUIÇÃO DA IMAGEM-PULSÃO NO FILME VOLVER DE ALMODÓVAR
Orientadora: Profa. Dra. Maria Ogécia Drigo


Resumo

Esta pesquisa tem como tema a relação entre imagem cinematográfica e pensamento, na perspectiva do pensamento de Gilles Deleuze construído na confluência com ideias peirceanas, que constam na obra ―A Imagem-movimento Cinema 1‖. Como o figurino da personagem Raimunda, no filme Volver, de Almodóvar, contribui para que as imagens-pulsão preponderem? é a pergunta norteadora. O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a compreensão de aspectos da relação entre imagem cinematográfica e pensamento, quando da atualização de imagens-pulsão e os objetivos específicos são os seguintes: identificar a relação comunicação/cinema; explicitar o conceito de imagem-movimento e suas divisões, com ênfase em imagem-pulsão e identificar aspectos dos figurinos que contribuem para a composição de imagens-pulsão no filme selecionado. Para tanto, empreende-se a descrição e a análise de sequências do filme que apresentam a personagem Raimunda, valendo-se de estratégias advindas da semiótica peirceana e da taxonomia deleuzeana para imagens cinematográficas. As análises mostram que os figurinos apresentam ou sugerem objetos pulsionais, em meio a aspectos qualitativos como jogos com cores, texturas e formas, o que pode contribuir para a preponderância de imagens-pulsão. A relevância desta pesquisa está na possibilidade de sugerir estratégias metodológicas de análise fílmica com foco nas imagens.

Palavras-chave: Cinema. Imagem cinematográfica. Imagem-ação:imagem-pulsão. Figurino. Amodóvar/Volver.

 

IMAGEM CINEMATOGRÁFICA E PENSAMENTO: O FIGURINO NA CONSTITUIÇÃO DA IMAGEM-PULSÃO NO FILME VOLVER DE ALMODÓVAR