Voltar

Autor: Jéssica Cristina de Campos
Título: AS TRANSFORMAÇÕES DA IMAGEM DE DILMA ROUSSEFF VIAFOTOGRAFIAS DA FOLHA DE S.PAULO DE 2005 A 2016
Orientadora: Profa. Dra. Luciana CoutinhoPagliarini de Souza


Resumo

Esta pesquisa se propõe a refletir sobre a construção da imagem da ex-Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, por meio das fotos jornalísticas apresentadas na plataforma digital do jornal Folha de S.Paulo. Diante da pergunta – quais os significados gerados pelas transformações da imagem da ex-Presidente? – traçou-se nosso percurso. O corpus que adveio está inserido no período que contempla desde a sua ascensão na política federal, como ministra do governo do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005, até seu impedimento ocorrido em 2016. O objetivo geral dessa investigação é o de compreender como aspectos inerentes à fotografia jornalística, bem como a moda (vestimenta, acessório) podem contribuir no processo de construção da imagem de um político. São objetivos específicos apresentar a fotografia jornalística à luz da classificação de Dubois como registro e testemunho ou “traço do real” e como “transformação do real”; descrever a moda como linguagem/comunicação; identificar o potencial simbólico das vestimentas/acessórios na construção da imagem de Dilma; articular o momento político com cada novo aspecto dessa transformação e, finalmente, verificar o processo de construção do mito à luz de Barthes. Para tratar a fotografia jornalística como registro ou testemunho, nos valemos de Dubois (2001), Barthes (1998) e Sousa (2002); sobre a moda, nos baseamos em Barnard (2003), Eco (1989), Lurie (1997) e Lipovetsky (1989). Em se tratando de uma pessoa que, pelas vias do marketing político, transforma-se em mito, tomamos as ideias de Roland Barthes, em Mitologias, para refletir sobre essa construção. Como instrumental metodológico, valemo-nos da semiologia barthesiana para analisar os aspectos visuais responsáveis pela transformação da ex-Presidente. O resultado a que chegamos, na trilha das cores, vermelho... branco... preto; dos elementos constituintes da fotografia jornalística foi que o mito se desvelou nas brechas que deixaram à mostra a desconstrução da imagem da, hoje, ex-presidente Dilma Rousseff. A relevância dessa pesquisa está na construção de conhecimentos sobre o potencial de sentidos posto em circulação pelas fotografias jornalísticas.

Palavras-chave: Fotografia jornalística. Construção de Imagem. Mito barthesiano. Moda. Produção de sentidos.

 

AS TRANSFORMAÇÕES DA IMAGEM DE DILMA ROUSSEFF VIAFOTOGRAFIAS DA FOLHA DE S.PAULO DE 2005 A 2016