Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura - PPGCC -


O PGGCC da Uniso tem como objetivo formar pesquisadores e profissionais para a área acadêmica capazes de compreender processos e produtos midiáticos e a relação desses com práticas socioculturais, nos níveis regional, nacional e/ou mundial. Para tanto, a Área de Concentração elegida foi Mídias, considerando que estas podem comportar pesquisas sobre as mídias e suas implicações como componentes da dimensão socioantropológica da cultura. Estudos sobre os meios de comunicação intensificaram-se principalmente na primeira metade do século XX, com o jornalismo e com a propaganda, que adquiriram caráter interdisciplinar com os estudos vinculados à televisão. A presença das mídias no meio social - com seu poder de influenciar e divulgar mercadorias, mas também de informar e pautar a discussão sobre temas considerados relevantes por uma dada sociedade - contribui para a reflexão e a construção da realidade. Dessa forma, as mídias possibilitam a revisão e a instituição de novos modos de relacionamento pessoal e social, criando culturas diferenciadas, daí os termos cultura das mídias e cultura da convergência, entre outros.

No contexto do PPGCC da Uniso, considera-se que as mídias referem-se aos meios de comunicação e de informação em geral, bem como aos meios jornalísticos, publicitários, cinematográficos e os surgidos no contexto dos ambientes digitais, como as mídias sociais. Busca-se também enfatizar as mídias local, regional, comunitária e alternativa, dentre outras, sempre em suas relações com os processos de internacionalização e globalização que lhes são inerentes. Portanto, são bem-vindas ao Programa as pesquisas que tratam de processos e produtos midiáticos e as práticas socioculturais relacionadas, que podem ser desenvolvidas em duas linhas: Análise de Processos e Produtos Midiáticos e Mídias e Práticas Socioculturais.