Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura - PPGCC


O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura agrega três grupos de pesquisas, que subsidiam duas linhas de pesquisa na área de concentração Mídias. Os assuntos que fundamentam as pesquisas estão distribuídos em duas disciplinas obrigatórias e vinte e seis eletivas, sendo treze delas vinculadas à Linha de Pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, doze à Linha de Pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais e uma delas comum as duas linhas.


Regulamento do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura




Área de Concentração: Mídias

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso tem como objetivo compreender a relação entre os processos e produtos midiáticos e as práticas socioculturais nos níveis regional, nacional e/ou mundial. Para tanto, elegemos Mídias como Área de Concentração, considerando que esta pode comportar pesquisas sobre as mídias e suas implicações como componentes da dimensão socioantropológica da cultura. Considera-se que as mídias, plural da palavra mídia, se referem aos meios de comunicação e de notícias em geral, bem como os meios publicitários e, atualmente, devido ao avanço e à intensa proliferação de equipamentos técnicos que instauram novos processos de comunicação de massa, tais como a multiplicação de canais de televisão a cabo, a internet, os games etc., este termo abarca também os processos de comunicação mediados pelo computador. O termo mídia também agrega novos adjetivos como mídia local, alternativa e outros. Estudos sobre os meios de comunicação intensificaram-se, principalmente na primeira metade do século XX, com a propaganda e, na década de 1950, adquirem um caráter interdisciplinar com os estudos vinculados à televisão. A presença das mídias no meio social com seu poder de manipulação, influência, de vender mercadorias, de ter potencial para elevar o nível intelectual das pessoas, de ser instrumento de reprodução de massa, de estipular fatos sobre os quais as pessoas discutem, de refletir ou construir a realidade, de instituir novos modos de relacionamento, criando culturas diferenciadas - daí os termos cultura das mídias, cultura da convergência e outros - é considerada nos estudos das diversas tendências do pensamento comunicacional. Portanto, são bem-vindas as pesquisas que tratam de processos e produtos midiáticos e as práticas socioculturais a eles relacionadas, que serão desenvolvidas em duas linhas de pesquisa: Análise de Processos e Produtos Midiáticos e Mídias e práticas socioculturais.




Linhas de Pesquisa:

Análise de Processos e Produtos Midiáticos

A linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos incorpora pesquisas sobre produtos e processos comunicacionais das mídias impressas, visuais, audiovisuais e hipermidiáticas, considerando-se também suas interfaces com outras áreas do conhecimento, que tratam de análise de processos e produtos midiáticos: a) enquanto narrativas contemporâneas; b) na perspectiva cultural; c) com foco na produção de sentidos da imagem, na sua relação com a palavra, com a cognição e com a técnica; ou na análise de imagem e de seus processos de visibilidade, interação, subjetividade, identidade e sociabilidade; ou na aplicação e desenvolvimento de metodologias de interpretação de imagens midiáticas.


Mídias e Práticas Socioculturais

A linha de pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais acolhe pesquisas que desenvolvam metodologias e análises das práticas socioculturais e que tratam de: a) produtos midiáticos enquanto norteadores de socialização; b) relações dos produtos midiáticos com o contexto sociocultural e seu papel na cultura e nas formas sociais; c) formas de sociabilidade advindas das práticas comunicativas no espaço urbano e em instituições; d) características, mudanças históricas e estruturais dos meios de comunicação e suas implicações na produção de sentidos; e) relações entre as produções da arte e os meios de comunicação, como expressão e mediação entre grupos e culturas e f) estudos das tecnologias comunicacionais contemporâneas e seus respectivos suportes discursivos.




Quadro geral das disciplinas por linha de pesquisa


Disciplinas Obrigatórias
1. Elaboração de projetos 2.Teorias da comunicação
Eletiva para as duas linhas de pesquisa: Prática de ensino
Disciplinas eletivas por linha de pesquisa
Linha de Pesquisa 1:
Análise de Processos e Produtos Midiáticos
Linha de Pesquisa 2:
Mídias e Práticas Socioculturais
 
Narrativas midiáticas I Corpo, performance e imagem
Narrativas midiáticas II Cultura, migrações, imaginário e mídia
Comunicação/cultura visual: imagem e imaginário Práticas socioculturais: mídia e cidade
Comunicação/cultura visual: representações imagéticas da alteridade Mídia e cidade: comunicação social no espaço urbano
Comunicação visual: aspectos históricos e metodológicos referentes a imagens midiáticas Música midiática e territorialidades criativas
Comunicação e linguagem: processos interpretativos Territórios comunicacionais: mídia e fronteira
Mediação e cultura: processos de tradução, hibridização, mestiçagem e antropofagia Estudos culturais e tecnologias emergentes: perspectivas contemporâneas
O poético na mídia Esporte, mídia e cultura
Pensar as imagens midiáticas: a lição de Roland Barthes Culturas do consumo
Semiótica e interpretação de produtos midiáticos Comunicação e cultura e suas relações com as subjetividades
Processos de linguagem na interface comunicação/educação Comunicação, consumo e subjetividades
Comunicação, cultura e arte Ideologia, práticas socioculturais e dominação: debates teóricos e propostas metodológicas
Criatividade e inovação




Percurso Formativo

Segundo o regulamento em vigência do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, o plano de atividades acadêmicas consiste no seguinte percurso:

Disciplinas/Atividades

Créditos

Horas

Duas disciplinas obrigatórias

6

270

Três disciplinas eletivas

9

405

Atividades Programadas *

15

675

Orientação da dissertação

20

900

Total

50

2.250

*As atividades programadas consistem em participação em eventos científicos da área de Comunicação, como seminários, congressos etc.



Crédito a cumprir - Discente



Declaração



Declaração - Bancas de Defesa



Veja o percurso ideal sugerido pelo Programa:


1º Período

  • Cursar a disciplina Elaboração de Projetos (obrigatória).
  • Cursar uma disciplina eletiva, a ser definida com o orientador.
  • Iniciar a realização das atividades programadas.
  • Prestar o exame de proficiência em língua estrangeira (oferecido semestralmente, ele deve ser efetuado até o terceiro período)

2º Período

  • Cursar a disciplina Teorias da Comunicação (obrigatória).
  • Cursar duas disciplinas eletivas, a serem definidas com o orientador.
  • Concluir a realização das atividades programadas.

3º Período

  • Matricular-se em orientação da dissertação
  • Realizar o exame de qualificação

  • Importante:

  • Para habilitar-se para prestar o exame de qualificação, o aluno deve ter integralizado todos os créditos, ou seja, ter cumprido todas as disciplinas (obrigatórias e eletivas), as atividades programadas e ter sido aprovado no exame de proficiência em língua estrangeira.

4º Período

  • Matricular-se em orientação da dissertação
  • Defender a dissertação de mestrado.

Os alunos que atenderem as exigências do Programa e tiverem sua dissertação aprovada pela banca examinadora receberão o título de Mestre em Comunicação e Cultura por meio de diploma expedido pela Universidade de Sorocaba.