Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura - PPGCC


O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura agrega três grupos de pesquisas, que subsidiam duas linhas de pesquisa na área de concentração Mídias. Os assuntos que fundamentam as pesquisas estão distribuídos em duas disciplinas obrigatórias e vinte e três eletivas, sendo onze para cada Linha de Pesquisa e uma delas comum as duas linhas.


Regulamento do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura



Linhas de Pesquisa:

Análise de Processos e Produtos Midiáticos

A linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos incorpora pesquisas sobre produtos e processos comunicacionais das mídias impressas, visuais, audiovisuais e hipermidiáticas, considerando-se também suas interfaces com outras áreas do conhecimento, que tratam de análise de processos e produtos midiáticos: a) enquanto narrativas contemporâneas; b) na perspectiva cultural; c) com foco na produção de sentidos da imagem, na sua relação com a palavra, com a cognição e com a técnica; ou na análise de imagem e de seus processos de visibilidade, interação, subjetividade, identidade e sociabilidade; ou na aplicação e desenvolvimento de metodologias de interpretação de imagens midiáticas.


Mídias e Práticas Socioculturais

A linha de pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais acolhe pesquisas que desenvolvam metodologias e análises das práticas socioculturais e que tratam de: a) produtos midiáticos enquanto norteadores de socialização; b) relações dos produtos midiáticos com o contexto sociocultural e seu papel na cultura e nas formas sociais; c) formas de sociabilidade advindas das práticas comunicativas no espaço urbano e em instituições; d) características, mudanças históricas e estruturais dos meios de comunicação e suas implicações na produção de sentidos; e) relações entre as produções da arte e os meios de comunicação, como expressão e mediação entre grupos e culturas e f) estudos das tecnologias comunicacionais contemporâneas e seus respectivos suportes discursivos.




Quadro geral das disciplinas por linha de pesquisa


Disciplinas Obrigatórias
1. Elaboração de projetos 2.Teorias da comunicação
Eletiva para as duas linhas de pesquisa: Prática de ensino
Disciplinas eletivas por linha de pesquisa
Linha de Pesquisa 1:
Análise de Processos e Produtos Midiáticos
Linha de Pesquisa 2:
Mídias e Práticas Socioculturais
 
Narrativas midiáticas I Corpo, performance e imagem
Narrativas midiáticas II Cultura, migrações, imaginário e mídia
Comunicação/cultura visual: representações imagéticas da alteridade Geografias da Comunicação: mídia e cidade
Comunicação visual: aspectos históricos e metodológicos referentes a imagens midiáticas Mídia e cidade: comunicação social no espaço urbano
Comunicação e linguagem: processos interpretativos Música midiática e territorialidades criativas
Mediação e cultura: processos de tradução, hibridização, mestiçagem e antropofagia Estudos culturais e tecnologias emergentes: perspectivas contemporâneas
O poético na mídia Esporte, mídia e cultura
Pensar as imagens midiáticas: a lição de Roland Barthes Comunicação e cultura e suas relações com as subjetividades
Semiótica e interpretação de produtos midiáticos Comunicação, consumo e subjetividades
Processos de linguagem na interface comunicação/educação Ideologia, práticas socioculturais e dominação: debates teóricos e propostas metodológicas
Comunicação, cultura e arte Disputas estratégicas do mercado midiático

Ementas e Bibliografias




Percurso Formativo

Segundo o regulamento em vigência do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, o plano de atividades acadêmicas consiste no seguinte percurso:

Disciplinas/Atividades

Créditos

Horas

Duas disciplinas obrigatórias

6

270

Três disciplinas eletivas

9

405

Atividades Programadas *

15

675

Orientação da dissertação

20

900

Total

50

2.250

*As atividades programadas consistem em participação em eventos científicos da área de Comunicação, como seminários, congressos etc.



Crédito a cumprir - Discente



Declaração



Declaração - Bancas de Defesa



Veja o percurso ideal sugerido pelo Programa:


1º Período

  • Cursar a disciplina Elaboração de Projetos (obrigatória).
  • Cursar uma disciplina eletiva, a ser definida com o orientador.
  • Iniciar a realização das atividades programadas.
  • Prestar o exame de proficiência em língua estrangeira (oferecido semestralmente, ele deve ser efetuado até o terceiro período)

2º Período

  • Cursar a disciplina Teorias da Comunicação (obrigatória).
  • Cursar duas disciplinas eletivas, a serem definidas com o orientador.
  • Concluir a realização das atividades programadas.

3º Período

  • Matricular-se em orientação da dissertação
  • Realizar o exame de qualificação

  • Importante:

  • Para habilitar-se para prestar o exame de qualificação, o aluno deve ter integralizado todos os créditos, ou seja, ter cumprido todas as disciplinas (obrigatórias e eletivas), as atividades programadas e ter sido aprovado no exame de proficiência em língua estrangeira.

4º Período

  • Matricular-se em orientação da dissertação
  • Defender a dissertação de mestrado.

Os alunos que atenderem as exigências do Programa e tiverem sua dissertação aprovada pela banca examinadora receberão o título de Mestre em Comunicação e Cultura por meio de diploma expedido pela Universidade de Sorocaba.