EPECOM - Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura

Sobre o EPECOM




O Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (EPECOM) é organizado pelo corpo docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC), da Universidade de Sorocaba (Uniso), desde 2007. O evento - anual, em âmbito nacional; bienal, em âmbito internacional também - reúne pesquisadores interessados em refletir sobre questões comunicacionais e culturais.

O EPECOM recebe trabalhos resultantes de pesquisas finalizadas ou em andamento nos níveis de graduação – Iniciação Científica e TCC – e de pós-graduação – mestrado, doutorado, pós-doutorado e professores-pesquisadores. Os trabalhos aprovados pela comissão organizadora, que conta com docentes do PPGCC na sua composição, são apresentados nos cinco Grupos de Trabalhos (GTs), correlatos aos grupos de pesquisa que compõem o PPGCC.

A cada ano, o EPECOM traz uma temática que norteia as mesas de abertura e de encerramento do evento e tem por objetivo explorar aspectos do universo da pesquisa em comunicação e cultura, em consonância com a área de concentração e as linhas de pesquisa do PPGCC.

Desde 2017, foi criado um espaço exclusivo para alunos de graduação, o EPECOM Jr., que tem por objetivo apresentar aos jovens pesquisadores uma oportunidade de experimentar o ambiente científico. O encontro júnior é formado por três GTs em que é proposto um diálogo entre as linhas de pesquisa da pós-graduação da Uniso e as áreas de interesse dos graduandos de comunicação social, principalmente. São aceitos trabalhos de alunos e grupos de alunos em nível de graduação da Uniso e de outras instituições de ensino superior. Mesmo que os autores cursem graduações de áreas outras que não a comunicação, suas pesquisas podem ser encaminhadas para o EPECOM Jr. se tiverem vínculos com a temática de comunicação e cultura.

Os artigos submetidos ao EPECOM e ao EPECOM Jr. aprovados são selecionados para compor os Anais do encontro que, a partir de 2017, são apresentados em versão digital no site do PPGCC.

O EPECOM sempre é realizado no final de setembro e a chamada de trabalhos é aberta no primeiro semestre, entre fevereiro e março de cada ano. Todas as datas e a programação completa ficam disponíveis aos interessados com antecedência no site da Universidade de Sorocaba.

Grupos de Trabalho

GT1 Narrativas contemporâneas nas mídias

Espaço para pesquisas que tratam da análise de narrativas contemporâneas nas mídias, com foco nos seus processos de produção e na geração de sentidos, na interface com a cultura e outras áreas de conhecimento e envolvendo dimensões teóricas, epistemológicas e metodológicas, sem deixar de abarcar a importância das narrativas como mediadoras das práticas socioculturais dos intérpretes/usuários.

GT2 Imagens midiáticas

Espaço para pesquisas sobre a produção de sentidos da imagem, na sua relação com a palavra, com a cognição e com a técnica; ou na análise de imagem e de seus processos de visibilidade, interação, subjetividade, identidade e sociabilidade; ou na aplicação e desenvolvimento de metodologias de interpretação de imagens midiáticas.

GT3 Mídia e cidade

Espaço para pesquisas com ênfase na interface mídia e urbano, que abarca a cidade em seus contextos de experimentação e intervenção sociocultural. Nesse sentido, o entendimento de mídia se amplia, com os múltiplos fenômenos de comunicação que pontuam o espaço urbano, especialmente os que se relacionam à arte, à ciência, ao corpo, aos gêneros, à cultura popular, ao consumo, às instituições, às novas tecnologias.

GT4 Mídia, Esporte e Lazer

Espaço para pesquisas com ênfase na interface mídia e urbano, que abarca a cidade em seus contextos de experimentação e intervenção sociocultural. Nesse sentido, o entendimento de mídia se amplia, com os múltiplos fenômenos de comunicação que pontuam o espaço urbano, especialmente os que se relacionam à arte, à ciência, ao corpo, aos gêneros, à cultura popular, ao consumo, às instituições, às novas tecnologias.

GT5 Mídias Contemporâneas e práticas socioculturais

Espaço para pesquisas com ênfase no processo de formação de identidade cultural e de gênero. Estudos e/ou experimentações que investigam a comunicação como mediação ou espaço de intervenção e produção de efeitos o que compreende sua relação com o debate atual sobre diversidades, minorias, movimentos sociais e culturais.

EPECOM Jr

GT Jr 1 – Comunicação e práticas profissionais

Espaço de debate sobre pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (em nível de graduação) que contemplem reflexões teóricas e experimentais sobre o universo das práticas profissionais da comunicação.

GT Jr 2 – Análise de mídia

Espaço de debate sobre pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (em nível de graduação) que contemplem análises de produtos e produções midiáticas em diferentes formatos, como texto escrito, imagem em movimento, imagem estática, áudio, multimídia, entre outras possibilidades.

GT Jr 3 – Comunicação e sociedade

Espaço de debate sobre pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (em nível de graduação) que contemplem reflexões sobre os fenômenos comunicacionais em sua relação com comportamentos coletivos e individuais contemporâneos ou históricos.

EPECOM 2023

Clique aqui e acesse

EPECOM 2022

Clique aqui e acesse

EPECOM 2021

Clique aqui e acesse

EPECOM 2020

Clique aqui e acesse

EPECOM 2019

Clique aqui e acesse

EPECOM 2018

Clique aqui e acesse

EPECOM 2017

Clique aqui e acesse