Grupos de Pesquisa

Os grupos de pesquisa têm como função subsidiar as linhas de pesquisa, bem como fomentar a produção discente e docente. Os grupos desenvolvem estudos referentes às narrativas midiáticas, às imagens midiáticas e à relação entre mídias e cidade. Seguem os grupos e suas respectivas ementas.

Grupos de Pesquisa vinculados à Linha de Pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos


Grupo de Pesquisa em Imagens Midiáticas (GPIM)

Líder: Profa. Dra. Maria Ogécia Drigo

O Grupo de Pesquisa em Imagens Midiáticas (GPIM) acolhe pesquisas que têm como objeto de estudo a produção de sentidos de processos e produtos midiáticos, com ênfase na relação palavra/imagem, na relação da imagem com o pensamento e com a técnica; no processo de construção social da visão; nas metodologias de interpretação da imagem e na aplicação e desenvolvimento de metodologias de pesquisa em comunicação que envolvem imagens. Debruça-se, portanto, na investigação da produção de sentidos das imagens midiáticas e seus regimes de visibilidade e também nos processos de subjetivação e identitários por elas engendrados, em seus múltiplos e variados dispositivos comunicacionais, na dimensão visual e na sua imbricação com as dimensões verbal e sonora.

GPIM no Diretório CNPq

Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI)

Líder: Profa. Dra. Míriam Cristina Carlos Silva

Este grupo de pesquisa integra pesquisadores interessados em investigar as especificidades que caracterizam as linguagens das narrativas encontradas em diferentes meios de comunicação. A proposta é a de discutir, no âmbito da comunicação e das culturas, as estratégias do narrar, suas subjetividades e poéticas, associadas à produção de sentidos e às práticas sociais. Os encontros privilegiarão, num primeiro momento, a construção de um repertório conceitual conjunto dos participantes, com a revisão do estado da arte. Em seguida, como forma de compartilhar o conhecimento produzido, pretende-se organizar eventos abertos à comunidade acadêmica, além de se apresentar comunicações para os congressos da área e artigos, que serão submetidos para avaliação de periódicos.

NAMI no Diretório CNPq

Grupo de Pesquisa Linguagens das Mídias na Educação (GPLME)

Líder: Profa. Dra. Luciana Coutinho Pagliarini de Souza

O Grupo de Pesquisa Linguagens das Mídias na Educação (GPLME) agrega pesquisas na interface Comunicação/Educação que, de um lado, envolvem as linguagens das mídias; de outro, práticas pedagógicas, tanto para a educação básica como para a superior. O propósito é contribuir para a compreensão das linguagens das mídias e propiciar o desenvolvimento de práticas pedagógicas envolvendo tais linguagens ao a) identificar as especificidades de linguagens das mídias – a fotográfica, cinematográfica, jornalística, publicitária, entre outras; b) explicitar aspectos de processos de tradução da linguagem verbo-visual para a audiovisual; c) inventariar como as linguagens das mídias compõem as práticas pedagógicas em diversos níveis de ensino; d) propor práticas pedagógicas, valendo-se dessas linguagens e, por fim, e) redimensionar a formação profissional de docentes. A relevância de tais pesquisas está na contribuição para a educação para as mídias, em diversos níveis de ensino.

GPLME no Diretório CNPq

Grupo de Pesquisa Jornalismo Literário e Narrativas de Transformação Pessoal e Social (JORLIT)

Líder: Profa. Dra. Monica Martinez.

O Grupo de Pesquisa Jornalismo Literário e Narrativas de Transformação Pessoal e Social (JORLIT) busca envolver pesquisas acerca de Jornalismo Literário, aqui entendido na perspectiva do Jornalismo como Literatura, nas variadas plataformas em que se apresenta (impressa, eletrônica e digital), nos diversos níveis de pesquisa (teórico, metodológico, técnico) e múltiplos aspectos, como estético, gênero, histórico, ideológico, técnico e ético, entre outros, bem como pesquisas que, no âmbito das Narrativas de Transformação Pessoal e Social, buscam promover o diálogo transdisciplinar com outros campos de estudo, como gênero, e disciplinas, caso da Antropologia, Psicologia e Sociologia, entre outras. Apresenta-se como um lócus de encontro dos pesquisadores nacionais em sua interlocução com pensadores no país e no exterior.

JORLIT no Diretório CNPq

Grupo Internacional de Pesquisa em Mídias e Cidades (MidCid)

Líder: Prof. Dr. Paulo Celso da Silva

O Grupo de Pesquisas em Mídia e Cidade (Midcid) agrega pesquisas que consideram a cidade como locus, por excelência, da circulação das práticas sociais, que buscam pensar os modos como tais fenômenos delimitam o espaço (concreto ou imaginário) e condicionam a geração de sentidos nos ambientes urbanos. Assim, investigam-se os múltiplos fenômenos de comunicação que pontuam o espaço urbano, especialmente os que se relacionam à arte, à ciência, ao corpo, à cultura popular, ao consumo, às instituições, às novas tecnologias. Esses campos da esfera do simbólico portam significações e oferecem novos referenciais nas leituras que se estabelecem sobre o cotidiano na contemporaneidade.

MIDCID no Diretório CNPq

Grupo de Pesquisa em Mídias, Dominação e Resistência (MIDRE)

Lider: Profa. Dra. Tarcyanie Cajueiro Santos

O Grupo de Pesquisa em Mídias, Dominação e Resistência tem como objetivo contribuir para a compreensão das relações de dominação e resistência em suas mais variadas formas, levando em conta a contextualização social e histórica das práticas socioculturais e dos processos midiáticos relacionados ao campo da comunicação. Acolhe, portanto, pesquisas que têm como objeto de investigação o papel das mídias na produção, reprodução e/ou transformação das relações que caracterizam as sociedades atuais, levando em conta as mediações e os dispositivos comunicacionais. Interessa-se, assim, por uma ampla variedade de temas, tais como: os processos de subjetivação, as práticas de consumo e identidade cultural, gênero, sexualidade, ideologia, resistência, violência, ativismo, entretenimento, marcadores sociais da diferença, racismo, sexismo, problemas sociais, interseccionalidade, democracia e (anti)fascismo.

MIDRE no Diretório CNPq

Grupo de Pesquisa Práticas Jornalísticas (PraJor)

Líder: Profa. Dra. Mara Ferreira Rovida

O Grupo de Pesquisa Práticas Jornalísticas (PraJor) se dedica a pesquisas voltadas às atividades da área do Jornalismo. Nesse sentido, as pesquisas de interesse são aquelas produzidas no âmbito do jornalismo profissional, bem como as produções originadas de forma orgânica pela sociedade e entendidas como fenômenos socioculturais de comunidades, grupos e coletivos de diversas configurações. Essas práticas jornalísticas são observadas, analisadas e estudadas em suas relações com a cultura, a ciência, as artes, os saberes tradicionais, o mundo do trabalho, a cidade, o espaço urbano, o consumo, as novas tecnologias e as instituições atuais.

PraJor no Diretório CNPq

Grupo de pesquisa em comunicação urbana e práticas decoloniais (CUPDec)

Líder: Profa. Dra. Thífani Postali Jacinto

O grupo de pesquisa desenvolve e acolhe pesquisas sob o prisma da decolonialidade, com foco nas manifestações produzidas à margem do circuito midiático dominante. A proposta é ampliar as reflexões acerca de práticas sociais decoloniais e populares que oferecem conteúdos comunicacionais (oral, imagético, áudio, audiovisual) com base em experiências vividas na sociedade contemporânea, a fim de gerar conhecimentos sobre espaços marcados pela diversidade. Dessa forma, propõe-se a investigação dos diversos fenômenos de comunicação que permeiam o cenário urbano, com especial atenção à intersecção com a arte, ciência, corporeidade, cultura popular, consumo, interculturalidade e ativismo midiático. Estes domínios do campo simbólico carregam consigo significados profundos e fornecem novos pontos de referência para compreendermos as dinâmicas do cotidiano na era contemporânea. O grupo também acolhe projetos do curso de Jogos Digitais-Uniso com temas relacionados a práticas decoloniais.

CUPDec no Diretório CNPq