Estrutura Curricular

Regulamento do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura

Área de Concentração - Mídia

Mídias é a área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC). No âmbito do PPGCC, o entendimento de Mídias dá-se num sentido amplo, o qual compreende desde relações interpessoais até processos massivos. O entendimento de comunicação também abarca sua dimensão sociocultural, o que implica reflexões sobre processos de construção de sentidos e de subjetividades, sobre práticas coletivas e individuais e sobre mediações culturais. Nesse recorte, a comunicação é observada como prática de uma sociedade ou de uma cultura, como atividade humana de produção de sentidos, como mediação de identidade coletiva e como parte cada vez mais central do desenvolvimento tecnológico. Sendo assim, o PPGCC desenvolve-se em duas linhas de Pesquisa – Análise de Processos e Produtos Midiáticos e Mídias e Práticas Socioculturais - que, longe de se apresentarem em contornos firmes e determinantes, mostram-se como interfaces dessa mesma área de concentração.

Linhas de Pesquisa:

LP1 -Análise de Processos e Produtos Midiáticos

A linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos incorpora pesquisas sobre produtos e processos comunicacionais das mídias impressas, visuais, audiovisuais e hipermidiáticas, considerando-se também suas interfaces com outras áreas do conhecimento e que tratam de análise de processos e produtos midiáticos: a) enquanto narrativas contemporâneas; b) na perspectiva cultural; c) com foco na produção de sentidos da imagem, na sua relação com a palavra, com a cognição e com a técnica; ou na análise de imagem e de seus processos de visibilidade, interação, subjetividade, identidade e sociabilidade; ou na aplicação e desenvolvimento de metodologias de interpretação de imagens midiáticas.

Professores integrantes: Guilherme Augusto Caruso Profeta, Luciana Coutinho Pagliarini de Souza, Maria Ogécia Drigo, Míriam Cristina Carlos Silva e Monica Martinez.

LP2 -Mídias e Práticas Socioculturais

A linha de pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais acolhe pesquisas que desenvolvam metodologias e análises das práticas socioculturais e que tratam de: a) produtos midiáticos enquanto norteadores de socialização; b) relações dos produtos midiáticos com o contexto sociocultural e seu papel na cultura e nas formas sociais; c) formas de sociabilidade advindas das práticas comunicativas no espaço urbano e em instituições; d) características, mudanças históricas e estruturais dos meios de comunicação e suas implicações na produção de sentidos; e) relações entre as produções da arte e os meios de comunicação, como expressão e mediação entre grupos e culturas e f) relações entre práticas socioculturais e processos midiáticos vinculadas ao campo do lazer e do esporte.

Professores integrantes: Mara Rovida Martini, Maria Alzira de Almeida Pimenta, Paulo Celso da Silva, Tarcyanie Cajueiro Santos e Thífani Postali Jacinto.


Quadro geral das disciplinas por linha de pesquisa

Modalidade Disciplinas - Mestrado/ Doutorado
Disciplina de prática de pesquisa Metodologia de pesquisa em comunicação
Seminários de Pesquisa II (Doutorado)
Seminários de Pesquisa I (Mestrado)
Disciplina da área de concentração Mídias na interface Comunicação/Cultura
Temas contemporâneos relativos às mídias na interface comunicação/cultura
Disciplina da linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos Geral Comunicação e linguagens
Temas contemporâneos relativos a Processos e Produtos Midiáticos
Específica Narrativas Midiáticas
Narrativas jornalísticas e jornalismo literário
Semióticas e interpretação de produtos midiáticos
Teorias da imagem
Comunicação, cultura e arte
O poético na mídia
Disciplina da linha de pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais Geral Teoria e pesquisa em mídias e práticas socioculturais
Temas contemporâneos relativos às Mídias e Práticas Socioculturais
Específica Mídia, cidade e práticas socioculturais
Jornalismo, cidade e práticas socioculturais
Práticas socioculturais e cultura do consumo
Publicidade, linguagem e consumo: perspectivas contemporâneas

Ementas e Bibliografias

Percurso Formativo Mestrado

Segundo o regulamento em vigência do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, o plano de atividades acadêmicas consiste no seguinte percurso:

Discriminação Créditos
Disciplinas relativas à prática da pesquisa (duas) 6,0
Disciplina da área de concentração (uma) 3,0
Disciplinas da linha de pesquisa (uma geral e duas específica) 9,0
Atividades Programadas Regulares 6,0
Atividades Programadas Complementares 8,0
Orientação da Dissertação 18,0
Total 50,0
Crédito a cumprir - Discente

Percurso Formativo Doutorado

Segundo o regulamento em vigência do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, o plano de atividades acadêmicas consiste no seguinte percurso:

Discriminação Créditos
Disciplinas relativas à prática da pesquisa 3,0
Disciplina da área de concentração 3,0
Disciplinas da linha de pesquisa (uma geral e uma específica) 6,0
Atividades Programadas Regulares 6,0
Atividades Programadas Complementares 14,0
Orientação da Dissertação 18,0
Total 50,0
Crédito a cumprir - Discente