Estrutura Curricular
Regulamento do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e CulturaÁrea de Concentração - Mídia
Mídias é a área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC). No âmbito do PPGCC, o entendimento de Mídias dá-se num sentido amplo, o qual compreende desde relações interpessoais até processos massivos. O entendimento de comunicação também abarca sua dimensão sociocultural, o que implica reflexões sobre processos de construção de sentidos e de subjetividades, sobre práticas coletivas e individuais e sobre mediações culturais. Nesse recorte, a comunicação é observada como prática de uma sociedade ou de uma cultura, como atividade humana de produção de sentidos, como mediação de identidade coletiva e como parte cada vez mais central do desenvolvimento tecnológico. Sendo assim, o PPGCC desenvolve-se em duas linhas de Pesquisa – Análise de Processos e Produtos Midiáticos e Mídias e Práticas Socioculturais - que, longe de se apresentarem em contornos firmes e determinantes, mostram-se como interfaces dessa mesma área de concentração.
Linhas de Pesquisa:
LP1 -Análise de Processos e Produtos Midiáticos
A linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos incorpora pesquisas sobre produtos e processos comunicacionais das mídias impressas, visuais, audiovisuais e hipermidiáticas, considerando-se também suas interfaces com outras áreas do conhecimento e que tratam de análise de processos e produtos midiáticos: a) enquanto narrativas contemporâneas; b) na perspectiva cultural; c) com foco na produção de sentidos da imagem, na sua relação com a palavra, com a cognição e com a técnica; ou na análise de imagem e de seus processos de visibilidade, interação, subjetividade, identidade e sociabilidade; ou na aplicação e desenvolvimento de metodologias de interpretação de imagens midiáticas.
Professores integrantes: Luciana Coutinho Pagliarini de Souza, Maria Alzira de Almeida Pimenta, Maria Ogécia Drigo, Míriam Cristina Carlos Silva e Monica Martinez.
LP2 -Mídias e Práticas Socioculturais
A linha de pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais acolhe pesquisas que desenvolvam metodologias e análises das práticas socioculturais e que tratam de: a) produtos midiáticos enquanto norteadores de socialização; b) relações dos produtos midiáticos com o contexto sociocultural e seu papel na cultura e nas formas sociais; c) formas de sociabilidade advindas das práticas comunicativas no espaço urbano e em instituições; d) características, mudanças históricas e estruturais dos meios de comunicação e suas implicações na produção de sentidos; e) relações entre as produções da arte e os meios de comunicação, como expressão e mediação entre grupos e culturas e f) relações entre práticas socioculturais e processos midiáticos vinculadas ao campo do lazer e do esporte.
Professores integrantes: Mara Rovida Martini, Paulo Celso da Silva, Tarcyanie Cajueiro Santos e Thífani Postali Jacinto.
Quadro geral das disciplinas por linha de pesquisa
Modalidade | Disciplinas - Mestrado/ Doutorado | |
---|---|---|
Disciplina de prática de pesquisa | Metodologia de pesquisa em comunicação | |
Seminários de Pesquisa II (Doutorado) Seminários de Pesquisa I (Mestrado) |
||
Disciplina da área de concentração | Mídias na interface Comunicação/Cultura | |
Temas contemporâneos relativos às mídias na interface comunicação/cultura | ||
Disciplina da linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos | Geral | Comunicação e linguagens Temas contemporâneos relativos a Processos e Produtos Midiáticos |
Específica | Narrativas Midiáticas Narrativas jornalísticas e jornalismo literário Semióticas e interpretação de produtos midiáticos Teorias da imagem Comunicação, cultura e arte O poético na mídia |
|
Disciplina da linha de pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais | Geral | Teoria e pesquisa em mídias e práticas socioculturais Temas contemporâneos relativos às Mídias e Práticas Socioculturais |
Específica | Mídia, cidade e práticas socioculturais Jornalismo, cidade e práticas socioculturais Práticas socioculturais e cultura do consumo Publicidade, linguagem e consumo: perspectivas contemporâneas |
Ementas e Bibliografias
Percurso Formativo Mestrado
Segundo o regulamento em vigência do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, o plano de atividades acadêmicas consiste no seguinte percurso:
Discriminação | Créditos |
---|---|
Disciplinas relativas à prática da pesquisa (duas) | 6,0 |
Disciplina da área de concentração (uma) | 3,0 |
Disciplinas da linha de pesquisa (uma geral e duas específica) | 9,0 |
Atividades Programadas Regulares | 6,0 |
Atividades Programadas Complementares | 8,0 |
Orientação da Dissertação | 18,0 |
Total | 50,0 |
Crédito a cumprir - Discente |
Percurso Formativo Doutorado
Segundo o regulamento em vigência do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, o plano de atividades acadêmicas consiste no seguinte percurso:
Discriminação | Créditos |
---|---|
Disciplinas relativas à prática da pesquisa | 3,0 |
Disciplina da área de concentração | 3,0 |
Disciplinas da linha de pesquisa (uma geral e uma específica) | 6,0 |
Atividades Programadas Regulares | 6,0 |
Atividades Programadas Complementares | 14,0 |
Orientação da Dissertação | 18,0 |
Total | 50,0 |
Crédito a cumprir - Discente |